sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Gorduras Saturadas X Gorduras Trans - O que precisamos saber????

Sexta feira!!! Final de semana chegando, por aqui as coisas estão bem melhores, desafio da corrida fazendo efeito e balança voltou a sorrir!:)
As dicas do post anterior realmente fazem diferença, aprovadas e comprovadas!O mais interessante foi a água gelada, estava com dificuldades em tomar mais de 1,5l por dia, estava tomando natural, passei a tomar gelada e estou tomando 2,5l por dia...espetáculo! Funciona mesmo!
Vamos que vamos...RA em dia, final de semana perfeito pela frente;

Estou lendo o livro abaixo, alguém conhece, já leram??? 

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Matéria
Gorduras Saturadas X Gorduras Trans
As gorduras sólidas são utilizadas no preparo de alimentos para dar textura e firmeza a eles. Tanto as gorduras saturadas quanto às gorduras trans, que fazem parte destas gorduras, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar muito a ingestão de gorduras e calorias na alimentação. Mas quais das duas seriam piores para este problemas?

As gorduras saturadas como sabemos, contribuem para o aumento do nível de colesterol do sangue. Elas contém a gordura saturada e o colesterol alimentar. Ex: Banha, toucinho, bacon, frango com pele, queijos gordos, embutidos, gema de ovo, mariscos e miúdos. Não devem exceder 10% do total de gorduras/dia da dieta.

As gorduras trans resultam de um processo chamado hidrogenação, onde se converte gorduras líquidas em sólidas usando o hidrogênio , o calor e outras substâncias. Porém, o que muita gente não sabe é este tipo de gordura líquida apesar de ser insaturada torna-se saturada durante este processo, formando a gordura trans e se comportando como a gordura saturada no organismo, sendo tão prejudicial quanto ela.

O produto mais conhecido que usa este processo é a gordura hidrogenada, muito utilizada no preparo de tortas, biscoitos, salgados e sorvetes entre outros. Você também encontra a gordura trans em margarinas sólidas, gorduras para frituras utilizadas em lanchonetes e restaurantes, biscoitos recheados, temperos para saladas industriais, salgadinhos tipo batata frita (em pacotes), cobertura de bolos industriais etc. E o pior é que o consumo de alimentos ricos em gorduras trans tendem a aumentar por causa da sua utilização em alimentos industrializados prontos além de serem a gordura preferida de lanchonetes e fast-foods. Alguns estudos mostram que as gorduras trans têm um efeito desfavorável sobre as gorduras no sangue porque elas aumentam o LDL- colesterol (ruim) e diminuem o HDL-colesterol (bom) além de aumentar os níveis de colesterol total. Em um estudo publicado no Journal of Nutrition, em 2001 foi feita uma comparação entre os dois tipos de gordura para saber qual delas seria mais prejudicial. Foi selecionado um grupo de 32 pessoas, sendo 11 homens e 21 mulheres. Eles não sofriam de doenças crônicas e não tomavam nenhuma medicação que pudesse afetar o metabolismo de gorduras. Foram utilizadas 2 tipos de dietas, uma rica em gorduras trans e a outra rica em gordura saturada. Foram realizados exames laboratoriais para saber como estava a parte de gorduras no sangue.

O resultado foi o seguinte. Não houve mudanças significativas em relação ao peso. A taxa de colesterol total estava um pouco menor na dieta rica em gorduras trans do que na de saturada no final do estudo, mas isto se explica porque o HDL-colesterol estava menor na trans, apesar do LDL-colesterol não diferir nas duas. Assim, chegaram à conclusão que o risco de doenças cardiovasculares aumenta mais com a ingestão de alimentos ricos em gorduras trans. De qualquer forma, o consumo de alimentos ricos nestas gorduras não deve ser exagerado. A Organização Mundial de Saúde recomenda o controle do consumo de alimentos que contenham gorduras trans mas não especifica este valor. Alguns países como a França e o Canadá recomendam o consumo destas gorduras fiquem entre 2 a 5% em relação à ingestão total de energia/dia.

Só para imaginar como o assunto é sério, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em dezembro de 2003, publicou a Resolução RDC nº 360, onde aprovou o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional onde deverão ser declarados os seguintes nutrientes: Valor Energético, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Gorduras Trans e Sódio , e onde as empresas alimentícias terão um prazo até 31/07/2006 para se adequarem às novas exigências.

Mas até que as empresas se ajustem a esta resolução ainda é difícil saber ao certo a quantidade destas gorduras nos alimentos que compramos. No começo de outubro foi lançada a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde mostra os componentes e valores nutricionais de 198 produtos incluindo a quantidade de gorduras trans. Outro ponto importante para que cada vez mais possamos controlar o que comemos.

Por exemplo, em 100g de biscoito tipo waffer de morango, ou seja cerca de 13 biscoitos, temos em média 513 calorias e 26g de gorduras, sendo 6,7g de gorduras saturadas e 7,8g de gorduras trans. Ou seja 45,6% de gorduras em relação aos nutrientes e mais de 50% de gorduras que não fazem bem à saúde. Eles parecem tão fofinhos e inocentes.

Portanto comece a ler os rótulos de produtos, quando você fizer compras. Principalmente porque a gordura trans está presente na maioria dos alimentos preferidos pelas crianças e adolescentes. Como ainda é prematura a composição nutricional dos rótulos com as gorduras trans, veja nos ingredientes se contém algum tipo de gordura hidrogenada. Além da obesidade, é cada vez mais precoce a presença de altos níveis de colesterol e triglicérides na população. Não se esqueça que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável.
(fonte. http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/culinaria/fs_gorduras_satu_trans.asp)

23 comentários:

  1. Oi. Fico muito feliz pela balança sorrir pra vc. Bom final de semana, bj

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Oi flor
    Vc ta cada dia mais linda, e a balança só está sorrindo pq vc é merecedora e está colhendo bons frutos por tdo esforço!!!
    Bjãooo e ótimo dia

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  4. verdade flor vc é uma vencendora então ela vai sorrir muito e muito pra vc ainda tenha uma linda sexta bjus

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  5. Oi amiga linda...
    Fico tão feliz que a balança está sorrindo pra vc...
    vc merece...
    tenha uma ótima sexta...
    bj flor

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  6. Humm eu adoro agua gelada , ou melhor eu adoro agua ... kk .. bom findi ..bjus e parabens viu .

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  7. Parabéns pelo esforço ,e a balança te recompensando né,ha eu só tomo agua gelada ainda mais nesse calor hehe
    Bjos

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  8. Oi Amigaa...
    Sempre vejo se tem gosrdura trans no que vou comprar..
    Melhor não dar sopa para o azar, né?
    Bjãoo

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  9. eu sempre olho p ver se tem gordura trans!! mas eles parecem tão fofinhos mesmoooooooooooooooo.!
    valeu a dica linda!!!

    bjinhos.
    vou procurar o livro. adoro um livro! rs

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  10. eu sempre olho p ver se tem gordura trans!! mas eles parecem tão fofinhos mesmoooooooooooooooo.!
    valeu a dica linda!!!

    bjinhos.
    vou procurar o livro. adoro um livro! rs

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  11. Continua que vai diminuir mais ainda!!!

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  12. Amiga saudades demais da conta! Vou procurar saber mais sobre o livro... Beijos e obrigada pela dica.

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  13. Amigaa corrida é corrida ne??Tem seu merito e é so começar q a balana sorri!

    Mas muito disso é esforço e merito seu!!

    Vc mereceeee!

    Vai ficar mais tchutchuca heheehe


    Beijocass e otimo final de semana

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  14. Oi Mili,estou muito feliz pelo seu desempenho,que a balança diminua seu peso cada vez mais!
    Tenha um ótimo final de semana:)
    bjkas♥♥

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  15. oi... q bom q a balança sorriu...
    e adorei as dicas da gordura trans...
    bjooos

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  16. Oi, Mili!
    Quanta porcaria consumimos sem nem saber, por isso a importância de ler os rótulos de todos os alimentos consumidos, exatamente como diz a matéria postada por você.
    Eu não consigo tomar água gelada, além de me dar dor de cabeça, eu continuo com sede! rs
    Quando terminar de ler o livro, conte para nós se é bom!

    Bjus, bom fim de semana.

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  17. A Gi ta lendo esse livro
    http://confissoesdieta.blogspot.com/

    Beijosssssss

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  18. Eu até baixei esse livro, mas não li. Será que vale a pena?

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  19. Oiii

    Parabéns pelo novo peso!!!

    Adorei a dica da água gelada,vou testar!

    Bom fds Querida!

    Beijosss e força ai!

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  20. Oii Mili!!

    Então to lendo sim...
    Mas devagar pq baixei no PC, estou na pag 33 e louca pra chegar na hra pratica!!

    Vou ver as dicas no post anterior!!

    Bjs!

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  21. Nossa, sério que vc acha mais fácil tomar água gelada? Heh! Eu tomo horrores de água natural, mas gelada não consigo nem um copo inteiro! Que interessante! ^^

    Beijo

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  22. Hum, vc e suas super dicas!!!
    Bj, querida e ótima semana!!!

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Obrigada pelo incentivo!!! Beijos!

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